sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS TERMOMETRIA - 2º ano Ensino Médio





2º ANO  DO ENSINO MÉDIO - 2011
Prof. Marcelo Franco Moura

LISTA DE EXERCÍCIOS - TERMOMETRIA

1)    Mergulham-se dois termômetros na água: um graduado na escala Celsius e o outro no Fahrenheit. Espera-se o equilíbrio térmico e nota-se que a diferença entre as leituras nos dois termômetros é igual a 92. Qual a temperatura da água em graus Celsius e Fahrenheit?

2)    Uma temperatura na escala Fahrenheit é expressa por um número que é o triplo do correspondente na escala Celsius. Qual é essa temperatura na escala Fahrenheit?

3)    O triplo da indicação da escala Celsius supera de 16 unidades a respectiva indicação da escala Fahrenheit. Qual é essa temperatura?

4)    Dois termômetros medem simultaneamente a temperatura em um recipiente contendo água quente. Sendo um dos termômetros graduado em graus Fahrenheit e outro em graus Celsius, observa-se que a diferença entre as leituras é 100. Qual a leitura feita no termômetro da escala Celsius?

5)    Para se medir a temperatura de um certo corpo, utilizou-se um termômetro graduado na escala Fahrenheit e o valor obtido correspondeu a 4/5 da indicação de um termômetro graduado na escala Celsius, para o mesmo estado térmico. Se a escala adotada tivesse sido a Kelvin, qual seria a indicação dessa temperatura?

6)    Dois termômetros foram construídos, adotando-­se as escalas A e B. Foram calibrados por meio dos pontos fixos: gelo fundente e vapor d'água em ebulição, obtendo-se os seguintes resultados:

Ponto de gelo: escala A = -200A escala B = 200B
Ponto de vapor: escala A = 80° A escala B = 600B

Determine:

a)    o gráfico que relaciona as escalas A e B ;
b)    a equação de transformação entre as escalas ;
c)    o valor, na escala B, que corresponde a 0°A ;
d)    o valor, na escala A, que corresponde a 500ºB ;
e)    a temperatura em que ambas as escalas correspondem ao mesmo valor ;
f)     a relação matemática entre a escala A e a escala Celsius ;
g)    a relação matemática entre a escala B e a escala Fahrenheit.


7)    O gráfico esquematizado relaciona as indicações de um termômetro X com as correspondentes indicações de um termômetro graduado na escala Celsius.
 



 Determine:

a)    a equação de conversão entre as indicações dos dois termômetros ;
b)    a temperatura que o termômetro X indica quando em presença do ponto do gelo e do ponto do vapor ;
c)    a temperatura cujas leituras são numericamente iguais nos dois termômetros.

8)    Comparando-se a escala X de um termômetro coma a escala Celsius, obtém-se o gráfico abaixo de correspondência entre as medidas.



Desta forma, qual será a temperatura de solidificação da água no termômetro X?

9)    Temos visto ultimamente uma farta divulgação de boletins meteorológicos nos diversos meios de divulgação e as temperaturas são geralmente indicadas nas escalas Fahrenheit e (ou) Celsius. Entretanto, embora seja a unidade de medida de temperatura no SI, não temos visto nenhuma informação de temperatura em Kelvin. Se o boletim meteorológico informa que no dia as temperatura mínima e máxima numa determinada cidade serão, respectivamente, 23ºF e 41ºF, qual a variação dessa temperatura na escala Kelvin?

10) Uma dada massa de gás sofre uma transformação e sua temperatura absoluta varia de 300 K para 600 K. Qual a variação de temperatura do gás, medida na escala Fahrenheit?

Nenhum comentário:

Postar um comentário