sexta-feira, 27 de abril de 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS – BALANÇO ENERGÉTICO COM MUDANÇA DE FASE - 2º Ensino Médio


2ª ANO  DO ENSINO MÉDIO - 2011
Prof. Marcelo Franco Moura

LISTA DE EXERCÍCIOS – BALANÇO ENERGÉTICO COM MUDANÇA DE FASE

1)    Uma fonte de potência constante e igual a 500 cal/s aquece uma massa de 100 g de ouro, cujo calor específico é igual a 0,032 cal/gºC e calor latente de fusão igual a 15 cal/g. Se a massa estava inicialmente à temperatura de 25ºC, quanto tempo a fonte deverá aquecê-la a fim de que todo o ouro se funda?
Dado: temperatura de fusão do ouro = 1.064ºC.

2)    Um experimento foi realizado com o objetivo de determinar as características de determinada substância. Para tanto, tomou-se uma amostra de 200 g da substância a -40ºC. Com a ajuda de uma fonte térmica de potência constante e igual a 1200 W e evitando qualquer perda de calor para o meio ambiente, traçou-se a curva de aquecimento representada ao lado.
Assumindo 1 cal = 4 J, determine:

a)    o calor específico da substância no estado sólido.
b)    o calor latente de fusão da substância.
c)    o calor específico da substância no estado líquido.
d)    o calor latente de vaporização da substância.



3)    Uma fonte de calor, ao nível do mar, funcionou durante 40 minutos, fornecendo a quantidade de calorias necessárias para que 500 g de água a 12ºC, contida em um recipiente, entrassem em ebulição e, além disso, 200 g da quantidade inicial se transformassem em vapor de água a 100ºC. Desprezando a capacidade térmica do recipiente, determine a potência da fonte de calor, em cal/s.
Dados para a água: calor específico = 1,0 cal/gºC; calor latente de vaporização = 540 cal/g.

4)    O gráfico representa a curva de aquecimento de uma massa de 200 g de uma substância, inicialmente no estado sólido, realizado por uma fonte de potência constante e igual a 5,0 kcal/min.








Determine o valor do calor latente de fusão dessa substância, em cal/g.
  
5)    O supermercado necessita diariamente de gelo em escamas. A potência P dissipada pela máquina empregada para fabricá-la é de 360 cal/s. Sabendo que a temperatura da água ao entrar na máquina é de 20ºC, determine:
Dados: cgelo = 0,5 cal/gºC; cágua = 1,0 cal/gºC; Lfusãodogelo = 80 cal/g; 1 cal = 4 J.

a)    o calor liberado por 150 kg de água ao ser transformada integralmente em gelo a -3ºC;
b)    a energia dissipada pela máquina, em joules, em 5h de funcionamento.

6)    Algumas máquinas do navio operam utilizando vapor d'água à temperatura de 300ºC. Esse vapor é produzido por uma caldeira alimentada com óleo combustível, que recebe água à temperatura de 25ºC. O gráfico a seguir mostra o comportamento do calor específico c do vapor d'água em função da temperatura q.


 a)    Considerando as condições descritas, calcule a quantidade de calor necessária para transformar 1,0.10³ g de água a 25ºC em vapor a 300ºC.
b)    Admita que:
·         a queima de 1 g do óleo utilizado libera 10.000 cal;
·         a caldeira, em 1 h, queima 4.320 g de óleo e seu rendimento é de 70%.
Determine a potência útil dessa caldeira.

7)    Na aula de física, o professor entrega aos estudantes um gráfico da variação da temperatura (em ºC) em função do calor fornecido (em calorias). Esse gráfico, apresentado a seguir, é referente a um experimento em que foram aquecidos 100 g de gelo, inicialmente a -20ºC, sob pressão atmosférica constante.

Em seguida, o professor solicita que os alunos respondam a algumas questões.
Auxilie o professor na elaboração do gabarito correto, calculando, a partir das informações dadas:

a)    o calor específico do gelo;
b)    o calor latente de fusão do gelo;
c)    a capacidade térmica da quantidade de água resultante da fusão do gelo.

8)    Um aquecedor elétrico fechado contém inicialmente 1 kg de água a temperatura de 25ºC e é capaz de fornecer 300 cal a cada segundo. Desconsiderando perdas de calor, e adotando 1 cal/gºC para o calor específico da água e 540 cal/g para o calor latente, calcule

a)    o tempo necessário para aquecer a água até o momento em que ela começa a evaporar.
b)    a massa do vapor formado, decorridos 520 s a partir do instante em que o aquecedor foi ligado.

9)    Uma quantidade de 1,5 kg de certa substância está inicialmente na fase sólida, à temperatura de -20ºC. Em um processo à pressão constante de 1,0 atm, ela é levada à fase liqui­da a 86ºC. A potência necessária nessa transformação foi de 1,5 kJ/s. O gráfico na figura mostra a temperatura de cada etapa em função do tempo.


  
Calcule:

a)    o calor latente de fusão LF;
b)    o calor necessário para elevar a temperatura de 1,5 kg dessa substância de 0 a 86ºC.
c)    o calor específico sensível da substancia no estado sólido em cal/gºC;
d)    o calor específico sensível da substancia no estado líquido em cal/gºC;

10) Para certo procedimento industrial, necessita-se de água a 20ºC, mas só se dispõe de água no estado sólido a 0ºC (gelo) e água fervendo a 100ºC. Determine a relação entre a massa de gelo e a massa de água fervendo que se deve misturar em um recipiente adiabático, para a obtenção do desejado.

Dados: calor latente de fusão da água = 80 cal/g;
            calor específico da água líquida = 1 cal/gºC.

11) Qual será a massa que se fundirá quando um pedaço de 500 g de gelo a 30ºC for lançado em um recipiente termicamente isolado contendo 1 ℓ de água a 30ºC?
Dados: calor específico do gelo = 0,5 cal/gºC; calor específico da água = 1,0 cal/gºC; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; temperatura de fusão do gelo = 0ºC; densidade da água = 1 kg/ℓ.

12) Uma grande quantidade de água no estado líquido está sendo mantida, sob pressão normal, a 100ºC, em um recipiente termicamente isolado. Colocando-se nesse recipiente uma massa de 270 g de um metal de calor específico 0,6 cal/gºC e temperatura de 300ºC, qual será a massa de vapor de água que se formará em razão da troca de calor entre a água e o metal?
Dados: calor específico da água = 1,0 cal/gºC; calor latente de vaporização da água = 540 cal/g; temperatura de vaporização da água = 100ºC.


13) Maria e João estavam acampados numa praia de São Luís onde a temperatura ambiente era de 35ºC ao meio-dia. Nesse momento, verificaram que dois litros de água mineral estavam na temperatura ambiente. Resolveram então baixar a temperatura da água, colocando-a num recipiente de isopor juntamente com 200 g de gelo a -4ºC. Após a fusão de todo o gelo, e estabelecido o equilíbrio térmico da mistura, qual era a temperatura da água?
Dados: Lgelo = 80 cal/g; cgelo = 0,5 cal/gºC; cágua = 1,0 cal/gºC.

14) Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, há 200 g de gelo a -20ºC. Introduz-se, no calorímetro, água a 20ºC. O calor latente de solidificação da água é -80 cal/g e os calores específicos do gelo e da água (líquida) valem, respectivamente, 0,50 cal/gºC e 1,0 cal/gºC.
Calcule o valor máximo da massa da água introduzida, a fim de que, ao ser atingido o equilíbrio térmico, haja apenas gelo no calorímetro.

15) Duas peças metálicas de massas iguais, uma de ferro e a outra de chumbo, inicialmente a 100ºC, são colocadas em contato térmico com um grande bloco de gelo a 0ºC. Após o equilíbrio térmico das peças com o gelo, o calor fornecido pela peça de ferro deixa mF gramas de gelo fundido, enquanto que o calor fornecido pela peça de chumbo deixa mC gramas de gelo fundido. O calor específico do ferro vale aproximadamente 0,45 J/gºC e o do chumbo, 0,15 J/gºC.

a)    Qual o valor da razão mF/mC?
b)    Sabendo que mF = 90 g e que o calor latente de fusão do gelo vale 320 J/g, qual o valor da massa M de cada peça metálica?

16) Um suco de laranja foi preparado em uma jarra adicionando-se a 250 mℓ de suco de laranja, a 20ºC, 50 g de gelo fundente. Estabelecido o equilíbrio térmico, qual era a temperatura do suco gelado, em ºC?
Dados: calor específico da água = 1 cal/gºC; calor específico do suco de laranja = 1 cal/gºC; densidade do suco de laranja = 1.10³ g/ℓ; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

17) Num piquenique, com a finalidade de obter água gelada, misturou-se num garrafão térmico, de capacidade térmica desprezível, 2 kg de gelo picado a 0ºC e 3 kg de água que estavam em garrafas ao ar livre, à temperatura ambiente de 40ºC, Desprezando-se a troca de calor com o meio externo e conhecidos o calor latente de fusão do gelo (80 cal/g) e o calor específico da água (1 cal/gºC), qual a massa de água gelada disponível para beber, em kg, depois de estabelecido o equilíbrio térmico?

18) Inicialmente, 50 g de gelo a 0ºC são colocados num calorímetro de alumínio, também a 0ºC. Em seguida, 80 g de água a 70ºC são despejados dentro desse recipiente. Calcule a temperatura final do conjunto.
Dados: calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor específico da água = 1,0 cal/gºC; capacidade térmica do calorímetro = 8 ca/ºC.

19) Um recipiente de material termicamente isolante contém 300 g de chumbo derretido à sua temperatura de fusão de 327ºC. Quantos gramas de água fervente devem ser despejados sobre o chumbo para que, ao final do processo, toda a água tenha se evaporado e o metal solidificado encontre-se a 100ºC? Suponha que a troca de calor dê-se exclusivamente entre a água e o chumbo.
Dados: Calor latente de vaporização da água = 540 cal/g;
           Calor latente de fusão do chumbo = 5,5 cal/g;
           Calor específico do chumbo = 0,03 cal/gºC.
  
20) Misturam-se 200 g de água a 17ºC com certa quantidade de gelo a -10ºC. Para que o equilíbrio térmico se estabeleça a 0ºC e reste apenas água a essa temperatura, qual a massa do gelo, em gramas?
Dados: calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor específico do gelo = 0,50 cal/gºC

21) Num grande bloco de gelo em fusão, faz-se uma cavidade onde são colocados 100 g de um metal de calor específico 0,15 cal/gºC, a 120ºC. Sendo de 80 cal/g o calor latente de fusão do gelo, qual a massa de água que se forma na cavidade até o equilíbrio térmico?
Dado: calor de fusão do gelo: LF = 80 cal/g

22) Uma barra de gelo de massa 100 g a -20ºC é colocada num recipiente com 15 g de água líquida a 10ºC, Sabe-se que o calor específico do gelo vale 0,55 cal/gºC, o calor latente de fusão do gelo, 80 cal/g e o calor específico da água líquida, 1,0 cal/gºC. Qual a temperatura de equilíbrio, em ºF?

23) Misturam-se 60 g de água a 20ºC com 800 g de gelo a 0ºC, Admitindo-se que há troca de calor apenas entre a água e o gelo, calcule, em gramas, a massa final de líquido.
Dados: calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
            calor específico da água = 1 cal/gºC.