quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

3º Ensino Médio - Carta de Espanhol


Carta de Reclamación

Hace dos semanas compraste un móvil de la marca TODOMÓVIL, modelo XYZ en la tienda TODOBUENO.
Pasados tres días el móvil comenzó a presentar un desperfecto: se apaga y se enciende solo.
Fuiste a la tienda, pero el vendedor te dijo que no era un desperfecto de fábrica, sino de mal uso del propietario que podría haberlo roto y que, por lo tanto, no podía cambiarlo.

Escribe un e-mail al responsable de la empresa TODOMÓVIL explicando tu problema y pidiendo una solución. No te olvides de los pasos vistos en aula.

Estaré a disposición para sanar dudas.

Abrazos,

Profa. Vanessa





Lembrete - PROVAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO


As provas de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio serão avaliadas através de seminários aplicados em sala para compor a nota Mensal e o conteúdo usado nesses seminários será base para a prova Bimestral. Tendo sido passado aos alunos essa estrutura e a forma de avaliação, ou seja, de zero a cinco pontos para a apresentação e zero a cinco pontos para trabalho escrito. Somando assim o valor de zero a dez. (para a avaliação mensal) e os temas serão a base para as questões da prova Bimestral.
PROFESSORA CLEONICE

Exercício de Química 1º Ensino Médio - Balanceamento de Equações


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

LISTA DE EXERCÍCIOS- SOLUÇÕES - Solubilidade 2º ano Ensino Médio



01. (Covest-2006) Uma solução composta por duas colheres de sopa de açúcar (34,2g) e uma colher de sopa de água (18,0 g) foi preparada. Sabendo que: MMsacarose = 342,0g mol-1, MMágua = 18,0 g mol-1, Pfsacarose = 184 °C e Pfágua = 0 °C, podemos dizer que:
1) A água é o solvente, e o açúcar o soluto.
2) O açúcar é o solvente, uma vez que sua massa é maior que a da água.
3) À temperatura ambiente o açúcar não pode ser considerado solvente por ser um composto sólido.
Está(ão) correta(s):
a) 1 apenas     b) 2 apenas     c) 3 apenas     d) 1 e 3 apenas      e) 1, 2 e 3

02. A solubilidade do K2Cr2O7, a 20ºC, é de 12g/100g de água. Sabendo que uma solução foi preparada dissolvendo-se 20g do sal em 100g de água a 60ºC e que depois, sem manter em repouso, ela foi resfriada a 20ºC, podemos afirmar que:
a) todo sal continuou na solução.          b) todo sal passou a formar um corpo de chão.
c) 8g de sal foi depositado no fundo do recipiente.
d) 12g do sal foi depositado no fundo do recipiente.
e) 31g do sal passou a formar um corpo de chão.

03. Após a evaporação de toda a água de 25g de uma solução saturada (sem corpo de fundo) da substância X, pesou-se o resíduo sólido, obtendo-se 5g. Se, na mesma temperatura do experimento anterior, adicionarmos 80g da substância X em 300g de água, teremos uma solução:
a) insaturada.     b) saturada sem corpo de fundo.     c) saturada com 5g de corpo de fundo.
d) saturada com 20g de corpo de fundo.     e) supersaturada.

04. Observe a seqüência abaixo, em que o sistema I se encontra a 25°C com 100g de água.:


Analise agora as seguintes afirmativas:
I. A 25°C, a solubilidade do sal é de 20g/100g de água.       II. O sistema III é uma solução supersaturada.
III. O sistema I é uma solução insaturada.       IV. Colocando-se um cristal de sal no sistema III, este se transformará rapidamente no sistema I. Está(ao) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
a) II e IV.      b) I e III.      c) I e II.     d) I, II e III.      e) II, III e IV.

05. (PUC/CAMPINAS-SP) Adicionando-se separadamente, 40g de cada um dos sais em 100g de água. À temperatura de 40°C, quais sais estão totalmente dissolvidos em água? Vide gráfico ao final.
a) KNO3 e NaNO3    b) NaCl e NaNO3    c) KCl e KNO3     d) Ce2(SO4)3 e KCl    
e) NaCl e Ce2(SO4)3



06. As curvas de solubilidade dos sais NaCl e NH4Cl estão representadas no gráfico abaixo. Com base nesse gráfico, é falso afirmar que em 100g de H2O:


a) dissolve-se maior massa de NH4Cl que de NaCl a 20°C.
b) NaCl é mais solúvel que NH4Cl a 60°C.      c) NaCl é menos solúvel que NH4Cl a 40°C.
d) 30g de qualquer um desse sais são totalmente dissolvidos a 40°C.
e) a quantidade de NaCl dissolvida a 80°C é maior que 40°C.

07. (COVEST/02/2ª fase) A fenilalanina é um aminoácido utilizado como adoçante dietético. O gráfico abaixo representa a variação da solubilidade em água da fenilalanina com relação à temperatura. Determine o volume de água, em mililitros (mL), necessário para dissolver completamente 3,0 g da fenilalanina à temperatura de 40 °C. Considere que a densidade da água a 40 °C é 1,0 kg/L.




08. (Covest-98) O gráfico abaixo representa a variação de solubilidade em água, em função da temperatura, para algumas substâncias. Qual dessas substâncias libera maior quantidade de calor por mol quando é dissolvida?



09. (FUVEST-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma versão “diet” e outra versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum, contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:



Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:
a) 0,020g/L.     b) 0,050g/L.     c) 1,1g/L.     d) 20g/L.      e) 50g/L.

10. Um certo remédio contém 30g de um componente ativo X dissolvido num determinado volume de solvente, constituindo 150 mL de solução. Ao analisar o resultado do exame de laboratório de um paciente, o médico concluiu que o doente precisa de 3g do componente ativo X por dia, dividido em 3 doses, ou seja, de 8 em 8 horas. Que volume do medicamento deve ser ingerido pelo paciente a cada 8 horas para cumprir a determinação do médico?
a) 50 mL.     b) 100 mL.     c) 5 mL.     d) 10 mL.     e) 12 mL.

11. Uma solução aquosa com concentração de 20g/litro apresenta:
a) 20 g de soluto dissolvidos em 1 litro de água.
b) 40 g de soluto dissolvidos em 0,5 litro de solução.
c) 10 g de soluto dissolvidos em 0,5 litro de solução.
d) 40 g de soluto dissolvidos em 4,0 litros de solução.
e) 10 g de soluto dissolvidos em 2,0 litros de solução.

12. (Mackenzie – SP) Têm-se cinco recipientes contendo soluções aquosas de cloreto de sódio.


É correto afirmar que:
a) o recipiente 5 contém a solução menos concentrada
b) o recipiente 1 contém a solução mais concentrada
c) somente os recipientes 3 e 4 contêm soluções de igual concentração
d) as cinco soluções têm a mesma concentração
e) o recipiente 5 contém a solução mais concentrada
13. (UFRN-RN) Uma das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte é a produção de sal marinho. O cloreto de sódio é obtido a partir da água do mar nas salinas construídas nas proximidades do litoral. De modo geral, a água do mar percorre diversos tanques de cristalização até alcançar uma concentração determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um técnico retirou 3 amostras de 500 mL de um tanque de cristalização, realizou a evaporação com cada amostra e anotou a massade sal resultante na tabela a seguir:


A concentração média das amostras será de
a) 48 g/L.     b) 44 g/L.     c) 42 g/L.     d) 40 g/L.     e) 50 g/L.

14. (Covest-2004) O rótulo de um frasco diz que ele contém uma solução 1,5 molar de NaI em água. Issoquer dizer que a solução contém:
a) 1,5 mol de NaI / quilograma de solução.     b) 1,5 mol de NaI / litro de solução.
c) 1,5 mol de NaI / quilograma de água.          d) 1,5 mol de NaI / litro de água.
e) 1,5 mol de NaI / mol de água.

15. (UPE-2004-Q2) Analisando quantitativamente um sistema formado por soluções aquosas de cloreto de sódio, sulfato de sódio e fosfato de sódio, constatou-se a existência de:


Baseado nos dados, pode-se concluir que a concentração de PO43–no sistema é:
a) 0,525 mol/L.     b) 0,12 mol/L.     c) 0,36 mol/L.     d) 0,24 mol/L.     e) 0,04 mol/L.

16. A molaridade do íon Mg2+ e do (PO4)3- numa solução 0,4 molar de Mg3(PO4)2 é, respectivamente:
a) 2 e 3.     b) 3 e 2.     c) 2,4 e 2,4.    d) 0,4 e 0,4.     e) 1,2 e 0,8.

17.(UFPE) Uma solução de um sulfato contém uma concentração 1,0 mol/L de íons sulfato (SO42–)  Podemos afirmar que esta solução pode conter:
a) íons alumínio (Al3+) numa concentração 2/3 mol/L.   
b) íons férrico (Fe3+) numa concentração 1,0 mol/L.
c) íons cloreto (Cl1–) numa concentração 2,0 mol/L.
d) íons nitrato (NO31–) numa concentração 2/3 mol/L.
e) íons bário (Ba2+) numa concentração 4/3 mol/L.

18. (COVEST/04/2ª fase) A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2), é vendida nas farmácias com concentrações em termos de “volumes”, que correspondem à relação entre o volume de gás O2, liberado após completa decomposição do H2O2, e o volume da solução aquosa. Sabendo que a equação química de decomposição da água oxigenada é H2O2(aq) → H2O(g) + 1/2 O2(g), calcule a concentração molar de uma solução de água oxigenada de 24,4 volumes a 25°C e 1 atm. Dado: R = 0,082 atm x L / K x mol.

19. A concentração do cloreto de sódio na água do mar é, em média, de 2,95 g/L. Assim sendo, a molaridade desse sal na água do mar é aproximadamente:
Dados: Na = 23 u.m.a.; Cl = 35,5 u.m.a.
a) 0,050 mol/L.     b) 0,295 mol/L.     c) 2,950 mol/L.     d) 5,000 mol/L.     e) 5,850 mol/L.

20. A glicose, fórmula molecular C6H12O6, quando presente na urina, pode ter sua concentração determinada pela medida da intensidade da cor resultante da sua reação com um reagente específico, o ácido 3,5 - dinitrossalicílico, conforme ilustrado na figura:


Imaginemos que uma amostra de urina, submetida ao tratamento mencionado, tenha apresentado uma intensidade de cor igual a 0,2 na escala do gráfico. É, então, correto afirmar que:
Dado: Massa molar da glicose: 180g/mol. A quantidade de matéria (nº de mols) é dada por: n = m / M sendo m: massa; M = massa molar.
a) a concentração de glicose corresponde a 7,5 g/L de urina.
b) a amostra apresenta aproximadamente 0,028 mol de glicose por litro.
c) a intensidade da cor, na figura, diminui com o aumento da concentração de glicose na amostra.
d) a intensidade da cor da amostra não está relacionada com a concentração de glicose.
e) a presença de glicose na urina é impossível, uma vez que ela não forma soluções aquosas.

21. Num refrigerante tipo “cola”, a análise química determinou uma concentração de ácido fosfórico igual a 0,245 g/L. a concentração de ácido fosfórico em mol/L, nesse refrigerante, é igual a: Dado: massa molar do ácido fosfórico = 98 g/mol.
a) 0,0025 mol/L.     b) 0,0050 mol/L.     c) 0,025 mol/L.     d) 0,050 mol/L.     e) 0,250 mol/L.

22. Numa diluição de uma solução, podemos afirmar que:
a) A massa do solvente permanece constante.     b) A massa do soluto permanece constante.
c) O volume da solução permanece constante.    
d) A molaridade da solução permanece constante.
e) A molalidade da solução permanece constante.

23. (Covest-91) Quantos mililitros de água devem ser adicionados a 400 mL de uma solução 3,00 mol/L de ácido nítrico para fornecer uma solução que é 2,0 mol/L deste ácido ?
a) 100 mL.     b) 200 mL.     c) 300 mL.     d) 400 mL.     e) 500 mL.

24. (UNICAP-2007/Q2) 1 L de solução 0, 1M de Al2(SO4)3 foi preparada em laboratório e armazenada em um recipiente apropriado. Sobre a solução preparada pode-se afirmar que:
0 0 O número de mols do soluto, presente na solução, é igual a 2 (dois).
1 1 A solução contém mais de 33g de soluto.
2 2 Transferindo 25 mL da solução para um balão volumétrico de 250 mL e completando-se seu volume com água, a solução resultante fica quatro vezes mais diluída.
3 3 Separando a solução em dois recipientes, contendo quantidades iguais da mesma, cada nova solução terá uma concentração de soluto que vale metade da quantidade inicial.
4 4 Se o soluto Al2(SO4)3 apresentar-se 20% dissociado a concentração dos íons Al3+ será 0,04 M.

25. A partir do esquema de diluições representado a seguir, qual será a concentração no frasco D, após a execução das operações indicadas na seqüência de 1 a 5?


a) 0,075 mol/L.     b) 0,75 mol/L.     c) 1,0 mol/L.     d) 0,1 mol/L.     e) 7,5 mol/L.

26. A respeito das soluções:
0 0 Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mol do soluto.
1 1 Quando diluímos uma solução, estamos aumentando o número de mol do solvente.
2 2 Na evaporação de uma solução aquosa de um composto iônico, o número de mols do soluto não se altera.
3 3 Quando misturamos duas soluções de mesmo soluto, porém com molaridades diferentes, a solução final apresenta uma molaridade com valor intermediário às molaridades iniciais.
4 4 Ao misturarmos soluções de solutos diferentes, sem que haja reação, na verdade o que ocorre é uma simples diluição de cada um dos solutos.

27. (COVEST/ 10) Um bom vinho apresenta uma graduação alcoólica de cerca de 13% (v/v). Levando-se em consideração que a densidade do etanol é 0,789 g mL-1, a concentração de etanol, em mol L-1, do vinho em questão, será (assinale o inteiro mais próximo): Dados: C = 12 g mol-1, H = 1 g mol-1 e O = 16 g mol-1.

28. (IME) Oleum, ou ácido sulfúrico fumegante, é obtido através da absorção do trióxido de enxofre por ácido sulfúrico. Ao se misturar oleum com água obtém-se ácido sulfúrico concentrado. Supondo que uma indústria tenha comprado 100Kg de oleum com conentração em peso de trióxido de enxofre de 20% e de ácido sulfúrico de 80%, calcule a quantidade de água que deve ser adicionada para que seja obitdo ácido sulfúrico com concentração de 95% em peso.
Dados: Massas Atômicas (u.m.a):
S= 32, O= 16 e H= 1.
a) 42Kg     b) 300Kg     c) 100Kg     d) 45Kg     e) 104,5Kg

29. Julgue os itens:
0 0
A quantidade máxima de NaCl que se pode dissolver em 100g de água é de 36g, a 20°C. Nessa temperatura, foi preparada uma solução contendo 29,3g de NaCl em 100g de água. Podemos dizer que a solução preparada é uma solução saturada.
1 1
À temperatura ambiente, misturam-se 100mL de uma solução aquosa de MgSO4 de concentração 0,20mol/L com 50mL de uma solução aquosa do mesmo sal, porém, de concentração 0,40mol/L. A concentração (em relação ao MgSO4) da solução resultante será de 0,27 mol/L.
2 2
A hidrólise do DNA (ácido desoxiribonucléico) libera, entre outros compostos, ácido fosfórico, H3PO4. A quantidade desse ácido pode ser determinada por sua reação com NaOH, em água:
H3PO4 + 3 NaOH ® Na3PO4 + 3 H2O
Para isto, gastou-se 30 mL de solução aquosa 1,0 mol/L de NaOH. A quantidade de H3PO4 assim determinada é igual a 0,01 mol.
3 3
Na análise química de um suco de laranja, determinou-se uma concentração de ácido ascórbico (C6H8O6) igual a 264 mg/L. Nesse suco, a concentração de ácido ascórbico, em mol/L, é igual a 1,5×10-2.
4 4
Tem-se 50 mL de solução 0,1 M de nitrato de Prata (AgNO3). Ao se adicionar 150 mL de água destilada à solução, esta passará a ter a concentração de 0,025 M.

30. Quando se misturam duas ou mais soluções de um mesmo soluto, a massa total de soluto na solução final será a soma das massas iniciais. Analogamente, o volume final será a soma dos volumes iniciais. Conseqüentemente, a concentração final C será: C=(m1+m2)/(V1+V2)
Constante de Advogadro = 6,0 x 1023




00   

1 1
                        A concentração molar da solução 02 é igual a 6 mol/L.
2 2
                    Ao analisar a figura acima, conclui-se que a concentração da solução 03 é          igual a 7 mol/L.
3 3   
                        O número de moléculas de ácido fosfórico da solução 03 será de 2,4 x 1024 moléculas/L.
4 4  
                    A massa de ácido fosfórico permanece constante durante o procedimento de         mistura das duas soluções.

31. (UEMS-MS) A figura a seguir ilustra um equipamento bastante utilizado nos laboratórios de química.


Com relação a esse equipamento é correto afirmar que:
a) É usado na separação de compostos heterogêneos de sólidos e líquidos.
b) É utilizado nos processos de separação de misturas heterogêneas de líquidos.
c) É constituído de béquer e proveta.
d) É usado para determinar a densidade de líquidos imiscíveis.
e) É utilizado para realizar titulações.
32. (UPE-2009-Q2) A titulometria é utilizada comumente em laboratório, na análise química quantitativa. Em relação à análise titulométrica, é CORRETO afirmar que:

a) após o término de uma titulação, o pH da solução resultante é igual a 7, quaisquer que sejam os titulantes e as amostras utilizadas.
b) a solução usada como titulante, seja ela ácido forte ou base fraca, não pode ser incolor, pois, se assim o fosse, dificultaria a identificação do ponto de equilíbrio.
c) tecnicamente é incorreto usar como titulante uma solução de ácido acético 0,001 mol/L, para titular uma solução de hidróxido de sódio concentrada.
d) na titulação do ácido acetilsalicílico, utilizando-se como titulante o hidróxido de sódio, o pH no ponto de equivalência será menor que 7.
e) a fenolftaleína é o indicador universal apropriado para a realização de todas as titulações, desde que a temperatura do laboratório não ultrapasse 20ºC.

33. (UPE/SSA) O vinagre é uma solução aquosa diluída na qual predomina o ácido acético, CH3COOH. Para determinar a percentagem massa/volume do referido ácido no vinagre, realiza-se uma titulação, utilizando-se uma solução padronizada de hidróxido de sódio 0,10 mol/L. Para isso, diluem-se 10,0mL de vinagre com água destilada em um balão volumétrico de 100,0 mL até a aferição. Foram gastos na titulação 5,0 mL do hidróxido utilizados como titulante, para titular uma alíquota de 10,0 mL da solução diluída. A percentagem massa/volume do vinagre analisado é
Dados: ma(C) =12u, ma(O) =16u, ma( Na) = 23u, ma( H) = 1u
A) 6% B) 2% C) 4% D) 5% E) 3%

34. (Covest-2009) O vinagre comercial contém ácido acético (CH3COOH). Na titulação de 6,0 mL de vinagre comercial com densidade 1,01 g mL-1, gastaram-se 10,0 mL de uma solução 0,40 mol L-1 de hidróxido de sódio (NaOH). Qual é a porcentagem de ácido acético contido no vinagre analisado?
(Dados: C = 12, H = 1 e O = 16). Anote o inteiro mais próximo.

35. Quando se adiciona uma solução de cloreto de cálcio a uma solução de carbonato de sódio forma-se uma solução de carbonato de cálcio insolúvel (utilizado como giz), de acordo com a equação:
CaCl2 + Na2CO3→  CaCO3 + 2 NaCl
Para reagir completamente com 50 mL de solução 0,15 mol/L de Na2CO3, é necessário um volume de solução 0,25 mol/L de CaCl2 igual a:
a) 15,0 mL.     b) 25,0 mL.     c) 30,0 mL.     d) 50,0 mL.     e) 75,5 mL.


















ROTEIROS DE TRABALHOS – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO – 1º BIMESTRE/13



01.   ESPANHOL – Profª Vanessa

Para todos los trabajos:

 

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;

- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;

- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y  tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º, 9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si hay) y bibliografía.

- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

Tema: Cartas

Individual. A partir de un problema dado, los alumnos deben escribir una carta de reclamación contando lo sucedido y exigiendo sus derechos. Deben atentarse a la cohesión, coherencia organización textual, además de la gramática. Se usará contenidos de la Unidad 1, además de conocimiento previo.

Una escritura previa se hará en el aula para acompañamiento del trabajo.

Los alumnos deben usar el diccionario para consulta.

02.   FISICA – Prof. Marcelo

Os trabalhos de Física - para todas as séries - serão realizados em sala de aula de acordo com a matéria em desenvolvimento.

03.   QUÍMICA – Prof. Eduardo

Os trabalhos de Física - para todas as séries - serão realizados em sala de aula de acordo com a matéria em desenvolvimento.

04.   BIOLOGIA – Profª Jéssica

Tema central: Temas Transversais.

Subtemas:            - Engenharia Genética.

- Biocombustível.

- Transgênicos.

- Impactos Ambientais causados por ação antrópica (Desmatamento, Petróleo, Usina Nuclear).

O aluno deve pesquisar um dos subtemas propostos dos temas transversais.

Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:

CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo).

 



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.

INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.

FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.

DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.

CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.

BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.

Trabalho manuscrito, individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.

 

05.   MATEMÁTICA – Prof. Carlos

Meus trabalhos do primeiro trimestre serão feitos com listas de exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota para atividade em sala).

06.   PORTUGUÊS – ProfªSandra

 

07.   FILOSOFIA – Profª Cleonice

Tema: Liberdade versus Sociedade

Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.

O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

08.    SOCIOLOGIA - Profª Cleonice

Tema: Vício versus Virtude

Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.

O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

09.    HISTORIA- Profª Cleonice

Tema: Reformas religiosas do século XVI

Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.

O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

10.   EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Michelle

Elaborar e descrever um exercício com um dos fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala , e as principais regras desse esporte.

 

11.   INGLES – Profª Alexandra

Os trabalhos serão feitos em sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi trabalhado em sala de aula.

12.   GEOGRAFIA – Profª Loide (trabalho individual ou em dupla)

Pesquisar sobre todas as características da população brasileira em termos de:

a)     Crescimento vegetativo, estrutura etária por sexo e por etnia;

b)     População economicamente ativa (PEA) IDH

c)     População rural e urbana

Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:

CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo).

 



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.

INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.

FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.

DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.

CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.

      BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.

     Trabalho manuscrito, individual ou em dupla e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.