segunda-feira, 28 de outubro de 2013

AVISO AOS ALUNOS ENEM - 23/10/2013

Nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado o Enem 2013.
            As provas serão aplicadas nos seguintes dias e horários:
   26/10/2013 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
   27/10/2013 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

            Atenção! Conheçam com antecedência o seu local de prova e fiquem atentos ao horário. Caso não tenham recebido o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo correio, consultem o local de prova no site www.inep.gov.br/enem.
 
            Nos dias de realização do exame os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitida a entrada de retardatários. Vocês deverão comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.
            Será disponibilizado para todas as salas um marcador de tempo restante de prova. O medidor dá noção de quanto tempo ainda se tem para terminar as provas.
            Para participantes portadores de deficiência, as provas terminarão às 18h30, no sábado, e às 19h30, no domingo.
            O participante que não fez opção, no momento da inscrição, para realizar as provas como sabatista não poderá fazê-la em horário especial. O participante sabatista deverá entrar no local de provas no horário comum a todos os participantes e aguardar até as 19h para iniciar as provas.
           
            O que levar nos dias de prova?
            Os participantes devem levar cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e documento de identidade original com foto. Caso não estejam portando cartão de confirmação de inscrição poderão, assim mesmo, fazer as provas, desde que estejam no cadastro de participantes do local de provas.
            Considera-se como documento válido para identificação do participante: cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou Conselhos de Classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
            Participantes sem documento de identidade original com foto somente farão as provas caso apresentem Boletim de Ocorrência policial (BO), dentro do prazo de validade de 90 dias, comunicando a perda ou extravio do documento de identidade.
            Durante a realização das provas, o participante não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes nem utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, iPod, gravador, pendrive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O         O participante deverá guardar, antes do início das provas – no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador – telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados acima, sob pena de eliminação. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado, identificado pelo participante e mantido embaixo da carteira até concluir seu exame.
            O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame.
           
            Iniciada a prova, não se esqueçam de conferir:
-        o seu nome e o número de seu CPF no cartão-resposta (1º dia) ou no cartão-resposta/redação e na folha de rascunho (2º dia);
-        se marcaram, no Cartão-Resposta, a opção correspondente à COR da capa do seu Caderno de Questões do respectivo dia de provas;
-        se transcreveram, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa do Caderno de Questões do respectivo dia de provas.
-        se assinaram, no espaço próprio, o cartão-resposta (1º dia);
-        se assinaram, nos espaços próprios, o cartão-resposta/redação, escrevendo o seu nome no local indicado na folha de redação e na folha de rascunho (2º dia).
 
            As respostas das provas objetivas e a redação devem ser transcritas nos Cartões-Resposta e na Folha de Redação.

Atenção! Haverá questões de inglês e de espanhol na mesma prova, com numeração idêntica e gabaritos distintos. Portanto, transfiram para a folha de respostas apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no ato de inscrição.

 

A resolução dos testes do Enem depende em boa parte da capacidade de compreensão e interpretação dos enunciados. Portanto, leiam as questões com muita calma e concentração. Muitas vezes, a resposta da questão se encontra no próprio enunciado e pode ser facilmente depreendida pelo bom leitor. Nossa recomendação é que não tenham pressa, leiam os enunciados com muita atenção e utilizem todo o tempo disponível de prova. Fiquem até o último minuto.


            Como a prova é no período da tarde, prefiram uma refeição leve, livre de carnes, gorduras e refrigerantes, a fim de evitar sonolência e desconforto.

Reservem o tempo necessário para fazer a Redação e transcrevê-la na folha específica. O texto produzido por vocês será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Os dois professores avaliarão o desempenho de acordo com cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. Considera-se “discrepância” a divergência de notas atribuídas pelos avaliadores quando diferirem, no total, por mais de 100 pontos ou a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências. Se houver discrepância entre as notas, a redação será avaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso a discrepância persista, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

O Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras (nota mínima exigida: 600 pontos) e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. 

Os participantes só poderão levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

Os professores do Objetivo comentarão as provas do Enem, ao vivo, pela TV WEB Objetivo. Para assistir aos comentários e acompanhar a resolução on-line, acessem os sites do Objetivo (www.objetivo.br / www.curso-objetivo.br), logo após o término do exame.

                         

            Desejamos uma ótima prova a todos vocês!






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ROTEIRO DE TRABALHOS DO 4º BIMESTRE 2013 - ENSINO MÉDIO

1)    ARTE-  PROFº LEONARDO  -  1º ANO
Releitura em folha de papel canson tamanho A4 de uma obra existente em um dos movimentos a arte contemporânea. Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, Fouvismo, Cubismo, Abstracionismo, Dadaismo ou Surrealismo. Trabalho individual
 Data de entrega : 18/11/13

2)    EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFª MICHELE – 1º, 2º  E  3º ANOS
Tema: a importância de Educação Física no ambiente escolar
Aspectos a serem considerados:
a)    Por que a educação física é importante?
b)    A alimentação infere no desempenho desta disciplina?
c)    Qual a importância de uma boa alimentação e a atividade física para nossa saúde?
d)    Quais os alimentos que contem mais nutrientes e os que têm mais gorduras saturadas?
e)     Cite pelo menos 5 deles.
f)     Que efeito eles causam no organismo e como a atividade física influencia
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.
Data de entrega : 13/11/13


Cronograma do 4º bimestre 2013 - 3º ano do Ensino Médio

Caro (a) Aluno (a) do 3º Ano do Ensino Médio
Acompanhe com atenção o cronograma do 4º bimestre/2013. Estabeleça diariamente horário de estudos em casa e apresente suas dúvidas aos professores, assim obterá êxito em suas provas mensais e bimestrais. Afinal nosso lema é: aula dada, tarefa executada e dúvidas sanadas.
3ªf 01/10/13
6ªf 04/10/13
4ªf 06/11/13
5ªf 07/11/13
6ªf 08/11/13
2ªf 11/11/13
3ªf 12/11/13
 2ªf  18/11/13
Início do Bimestre
Reunião de Pais
3º bimestre
PB Ed. Física  PB Inglês         PB Biologia    
PB Física         PB Português    
PB Matemática  PB Filosofia    PB Sociologia
PB História         PB Geografia     
PB Química
 PB Espanhol
TB de Educação Física
 3ªf  19/11/13
6ªf  22/11/13
2ª f  25/11/13
3ªf   26/11/13
4ª f  27/11/13
28/11 à 03/12
04/12 à 06/12
2ªf 09/12/13
SIMULADO
REC. Matemáti
REC. Filosofia REC. Sociologia
REC. História
REC. Geografia REC. Português
REC. Química
REC. Física
REC. Inglês
REC. Espanhol# REC. Biologia
Revisão Final
Exame Final
Conselho de Classe
6ªf 11/12/13
6ªf 13/12/13

Reunião de Pais
Festa de Encerramento

OBS.: SIMULADO= Trabalho Bimestra/PB= Prova bimestral com peso 2  /REC.= Prova de Recuperação Bimestral
·         Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
·         Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
·         Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
·         Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
·         Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas (grupo de estudo).
·         Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
·         Organizar um horário para suas atividades, reservando tempo para estudar.
·         Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
·         Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
·         Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não esperar para estudar um dia antes da prova.
·         Utilize-se do Portal Objetivo como apoio para aprofundar seus conhecimentos e da Internet para baixar vídeos de aulas com os assuntos que estão sendo abordados em sala de aula. Os Plantões de Dúvidas continuam lembrando que, não será permitido o aluno ficar após o período de aula aguardando o horário dos mesmos.


              A Coordenação

Cronograma do 4º bimestre 2013 - 2º ano do Ensino Médio

Caro (a) Aluno (a) do 2º Ano do Ensino Médio
Acompanhe com atenção o cronograma do 4º bimestre/2013. Estabeleça diariamente horário de estudos em casa e apresente suas dúvidas aos professores, assim obterá êxito em suas provas mensais e bimestrais. Afinal nosso lema é: aula dada, tarefa executada e dúvidas sanadas.

3ªf 01/10/13
6ªf 04/10/13
4ªf 06/11/13
5ªf 07/11/13
6ªf 08/11/13
2ªf 11/11/13
3ªf 12/11/13
 2ªf  18/11/13
Início do Bimestre
Reunião de Pais
3º bimestre
PB Sociologia    PB Ed.Física    PB Inglês  
PB Química    PB Português  PB Espanhol  
PB Matemática  PB História    
PB Biologia         PB Geografia     
PB Filosofia
 PB Física
TB Educação Física
 3ª f 19/11/13
6ªf  22/11/13
2ª f  25/11/13
3ªf   26/11/13
4ª f  27/11/13
28/11 à 03/12
04/12 à 06/12
2ªf 09/12/13
SIMULADO
REC. História REC Espanhol#
REC. Filosofia # 
REC. Biologia
REC.Geografia REC. Português
REC. Física
 Rec. Química
REC. Matemáti.
REC.Sociologia REC. Inglês
Revisão Final
Exame Final
Conselho de Classe
4ªf 11/12/13
6ªf 13/12/13

Reunião de Pais
Festa de Encerramento

OBS.: SIMULADO= Trabalho Bimestral/ PB= Prova bimestral com peso 2  /REC.= Prova de Recuperação Bimestral
·         Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
·         Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
·         Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
·         Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
·         Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas (grupo de estudo).
·         Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
·         Organizar um horário para suas atividades, reservando tempo para estudar.
·         Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
·         Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
·         Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não esperar para estudar um dia antes da prova.
·         Utilize-se do Portal Objetivo como apoio para aprofundar seus conhecimentos e da Internet para baixar vídeos de aulas com os assuntos que estão sendo abordados em sala de aula. Os Plantões de Dúvidas continuam lembrando que, não será permitido o aluno ficar após o período de aula aguardando o horário dos mesmos.


             A Coordenação

Cronograma do 4º bimestre/2013 - 1º ano do Ensino Médio

                    Caro (a) Aluno (a) do 1º Ano do Ensino Médio
Acompanhe com atenção o cronograma do 4º bimestre/2013. Estabeleça diariamente horário de estudos em casa e apresente suas dúvidas aos professores, assim obterá êxito em suas provas mensais e bimestrais. Afinal nosso lema é: aula dada, tarefa executada e dúvidas sanadas.
3ªf 01/10/13
6ªf 04/10/13
4ªf 06/11/13
5ªf 07/11/13
6ªf 08/11/13
2ªf 11/11/13
3ªf 12/11/13
 4ªf  13/11/13
Início do Bimestre
Reunião de Pais
3º bimestre
PB Filosofia     PB Ed.Física    PB Biologia    
PB Química    PB Sociologia    
PB Matemática  PB História     PB Inglês
PB Português     PB Geografia      PB Arte
PB Física
 PB Espanhol
TB ARTE
 2ª f 18/11/13
 3ªf  19/11/13
6ªf  22/11/13
2ª f  25/11/13
3ªf   26/11/13
4ª f  27/11/13
28/11 à 03/12
04/12 à 06/12
TB Educação Física
SIMULADO
REC. Matemáti.
REC. História   REC. Inglês
REC. Português
REC.Geografia REC. Arte
REC. Física
REC. Espanhol REC Química
REC. Filosofia
REC. Sociologia  REC. Biologia
Revisão Final
Exame Final
2ªf 09/12/13
4ªf 11/12/13
6ªf 13/12/13

Conselho de Classe
Reunião de Pais
Festa de Encerramento


OBS.: SIMULADO= Trabalho Bimestral exceto para a disciplina de Arte PB= Prova bimestral com peso 2  / TB = Trabalho Bimestral /REC.= Prova de Recuperação Bimestral
·         Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
·         Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
·         Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
·         Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
·         Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas (grupo de estudo).
·         Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
·         Organizar um horário para suas atividades, reservando tempo para estudar.
·         Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
·         Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
·         Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não esperar para estudar um dia antes da prova.
·         Utilize-se do Portal Objetivo como apoio para aprofundar seus conhecimentos e da Internet para baixar vídeos de aulas com os assuntos que estão sendo abordados em sala de aula. Os Plantões de Dúvidas continuam lembrando que, não será permitido o aluno ficar após o período de aula aguardando o horário dos mesmos.


              A Coordenação